ACAMPAR COM AS CRIANÇAS

ACAMPAR COM AS CRIANÇAS

Nunca é cedo para começar a acampar com as crianças. A natureza oferece uma experiência sensorial completa, e um acampamento em família é uma ótima maneira de iniciar o grupo mais jovem com as alegrias de estar fora. De bebês a adolescentes, crianças de todas as idades encontrarão tantas coisas para cativá-las em um acampamento: céu estrelado, o canto distante de uma coruja, o hipnotizante crepitar de uma fogueira, o menor dos insetos que realizam seu trabalho em uma sujeira. Acampar pode abrir os olhos e despertar os sentidos para o ambiente natural.
Aqui estão algumas dicas para começar e tornar o acampamento com crianças uma boa experiência para todos.

 

Pratique acampar em casa

Se seus filhos são iniciantes ao ar livre, monte uma barraca no quintal ou até dentro de sua casa.

Deixe-os sair e dormir nela, para que se sintam confortáveis ​​com um novo ambiente de sono. Experimente um passeio em família em um parque perto de casa. Passe cerca de meio dia em um lago ou parque e veja como seus filhos reagem à experiência.

 

Deixe as crianças preparar as mochilas

Dê às crianças a responsabilidade de levar seus próprios equipamentos de acampamento (usando uma lista que você criou).

  • Verifique duas vezes o trabalho de embalagem do seu filho antes de sair de casa.
  • Mantenha-se organizado, levando seus filhos a levar itens pessoais em uma mochila e incentivando-os a sempre devolvê-los na mochila.
  • A mochila de cada criança deve ter uma cor diferente para facilitar a identificação.

Escolha alimentos que eles gostam

Um dos destaques do acampamento é compartilhar refeições em volta do fogo.

  • Assar alimentos sobre o fogo usando longos assadores dobra a diversão!
  • Permita que seus filhos ajudem a contribuir com o planejamento de cardápios para que fiquem animados com a viagem.
  • Pergunte a eles o que eles gostariam de comer e o que eles querem.
  • Embale os alimentos que você sabe que eles vão gostar; agora pode não ser a hora de experimentar uma nova refeição culinária.
  • Mantenha lanches prontos para serem acessados ​​enquanto você estiver viajando e no acampamento.

 

Encontre o acampamento certo

Escolha acampamentos com comodidades que atendam às necessidades de sua família. Alguns acampamentos têm campos de bola, praias ou áreas de natação, córregos ou rios e playgrounds; outros oferecem mesas de piquenique, banheiros com descarga e chuveiros quentes. Se for sua primeira vez, comece pequeno, fique perto de casa e escolha acampamentos mais desenvolvidos com varias opções . Vá até locais mais remotos ou aventureiros ou viagens mais longas. Peça a outras famílias suas recomendações favoritas para crianças. Faça do planejamento de viagens um assunto de família. Peça às crianças ideias de coisas para fazer ou ver em seu destino. Leve a dica deles a sério.

Pesquise por atividades

Saiba quais caminhadas diárias ou outras atividades estão disponíveis no seu destino. Prepare-se com algumas idéias em potencial quando as crianças disserem: “Estou entediado”. Acampamentos mais desenvolvidos têm quadros de avisos que mapeiam trilhas naturais fáceis. Você pode alugar um caiaque ou há espaço para andar de bicicleta? Planeje com antecedência caminhadas e leia dicas sobre caminha.

Organize seus equipamentos

Organize o material de acampamento em sacolas para facilitar o acesso quando chegar ao acampamento. Use caixotes de plástico ou caixas transparentes para manter os suprimentos de cozinha, equipamentos para barracas, sacos de dormir e outros equipamentos em compartimentos separados. Qualquer coisa relacionada à cozinha entra em uma lixeira, caixa ou saco; equipamento de dormir em outro. Você não quer gastar muito tempo vasculhando suas coisas no acampamento, principalmente se entrar em um acampamento mais tarde do que o esperado. Organizar os itens com antecedência também o mantém organizado para a próxima viagem.

 

Vista as crianças em camadas de roupas.

Verifique o clima e vista seus filhos para essas condições ao ar livre. Se houver possibilidade de chuva, prepare-se com capas de chuva (e uma ou duas atividades para a barraca!). As temperaturas podem cair à noite, mesmo que faça calor e faça sol durante o dia. Pense em camadas para que as crianças possam vestir ou tirar roupas, conforme necessário, para se ajustarem às mudanças de temperatura. Bebês e crianças não se movimentam tanto quanto crianças mais velhas, de modo que geralmente precisam de mais uma camada do que você usaria.

 

Antecipe possíveis desafios

Você conhece melhor seu filho e como ele pode responder a situações. Tente solucionar problemas potenciais com antecedência. Seu filho ainda está treinando o penico ou odeia acordar à noite para ir ao banheiro? Traga um pequeno banheiro de viagem que você pode colocar do lado de fora da sua barraca. Seu filho acorda cedo? Traga um livro ou um brinquedo que possa mantê-los ocupados pela manhã quando você ainda estiver com os olhos turvos. O seu filho adolescente dorme leve e acorda tarde? Lembre-se de tampões para os ouvidos, para que seu filho possa dormir enquanto o resto da família está tomando um café da manhã cedo.

 

Leve os brinquedos favoritos

Traga um ou dois brinquedos favoritos, mas tente manter os brinquedos no mínimo. Deixe espaço para muitas brincadeiras ao ar livre não estruturadas. As crianças costumam encontrar coisas muito mais interessantes para ver e brincar no acampamento. Você pode se surpreender com quantas horas seu filho vai cavar na areia ou simplesmente explorar. As crianças encontrarão maneiras de criar sua própria diversão ao ar livre. Se você trouxer brinquedos, será algo que complementará a brincadeira ao ar livre, como uma pipa, uma bola, um disco voador, uma lupa para espionar insetos ou binóculos.

 

Adicionar toques especiais

Você não precisa comprar muitos equipamentos, mas um ou dois itens especiais podem realmente aumentar o prazer de acampar nas crianças. Considere empacotar bastões luminosos baratos ou cadeiras de acampamento para crianças. Dê às crianças sua própria lanterna ou farol. As crianças podem gostar de ter uma série de luzes movidas a energia solar ou a bateria para dentro da barraca à noite.

 

Pense na segurança

Quando chegar a um acampamento, defina regras básicas para onde seus filhos possam passear e fale sobre o que devem fazer se se perderem.  Quais são os limites? Eles são permitidos além do estacionamento ou perto da água? Eles podem passear nos acampamentos de outras pessoas ou ir ao banheiro sozinhos? Dê um apito às crianças e ensine-as a tocar se elas se separarem de você. À noite, verifique se eles têm acesso a uma lanterna ou farol. Esteja ciente de certos recursos no acampamento que podem ser perigosos – uma estrada próxima, um riacho em movimento rápido, um penhasco íngreme.

 

Envolva seus filhos

Mesmo que pareça que você pode montar sua barraca ou preparar uma refeição mais rapidamente, envolva seus filhos nas tarefas do acampamento o máximo possível. Ensine a eles o básico: como montar uma barraca, encontrar um local nivelado, construir uma fogueira ou cozinhar uma refeição no acampamento. Atribua às crianças tarefas significativas e apropriadas à idade. As crianças mais jovens podem ajudar a recolher lenha (verificar as regras do acampamento), encher garrafas de água, estender sacos de dormir ou colocar almofadas. Coloque as crianças mais velhas encarregadas de lavar a louça ou cozinhar o jantar de uma noite. Leia mais dicas sobre como montar um acampamento confortável.

 

Tenha uma atitude positiva

Seja entusiasta. Por que as crianças deveriam se animar com um acampamento em família, se você não é? A primeira regra de acampar com crianças. Esteja preparado para lidar com os inconvenientes. Tudo está em um lugar diferente. O banheiro não está mais no fim do corredor; água corrente pode ou não estar disponível. Lidere o exemplo com uma atitude otimista e positiva, e seus filhos perceberão sua vibração.

 

Encontre momentos de ensino

Independentemente da idade, seus filhos nunca são muito cedo para aprender sobre as melhores práticas a seguir quando estão ao ar livre. Lembre-os de como eles podem aproveitar o ambiente e, ao mesmo tempo, dar pequenos passos para protegê-lo. Ensine-os a respeitar a vida selvagem (não alimente os animais nem esmague os insetos), descarte o lixo adequadamente (coloque-o, empurre-o), deixe pedras, plantas e outras coisas onde o encontrarem e outros “não deixam rastro. Se você estiver acampando em áreas não otimizadas, verifique se você e seus filhos seguem práticas adequadas para ir ao banheiro na floresta.

 

Aproveite ao máximo a natureza

Procure vida selvagem. Procure por insetos. Examine pedras. Identifique pássaros, flores, nuvens, constelações. Conduza crianças em uma corrida de pedras. Mostre interesse pelas coisas que lhes interessam. Traga um guia de campo ou guias de observação da natureza para ajudar a identificar plantas ou animais e aprender sobre o que eles encontram. Aproveite os programas da natureza ou conversas com guardas florestais. Muitos parques nacionais oferecem programas juniores de guarda florestal, caminhadas guiadas pela natureza ou atividades no céu noturno. Pergunte aos funcionários do acampamento se o parque oferece atividades voltadas para crianças.

 

Abrace a sujeira

Vamos encarar. As crianças ficam sujas enquanto acampam. Eles ficam com lama nos sapatos, sujeira no cabelo e poeira por toda parte. Acampar é o único lugar onde eles devem ter espaço para ficar confusos. Se não houver água corrente no local, considere a possibilidade de instalar uma estação de lavagem das mãos com um pequeno balde de água com sabão. Traga um pequeno tapete de acampamento para colocar do lado de fora da sua porta, se você quiser manter o interior da sua barraca mais arrumado.

 

Coloque uma barraca extra (para adolescente.

Nem sempre é possível ou prático, mas considere levar duas tendas pequenas ou uma barraca maior com uma “sala” separada para seu adolescente que deseja privacidade. Ter uma área de dormir separada dá às crianças mais velhas um pouco de independência e algum controle sobre seu domínio. Deixe-os levar um amigo ou acampamento com outra família com filhos mais velhos.

 

De seus adolescentes uma folga

Muitos pré-adolescentes e adolescentes podem ter autoconsciência em relação ao corpo; portanto, “desbaste” pode ser difícil se estiverem descontentes com acne, odor corporal ou roupas sujas. Dê aos seus filhos alguma folga se eles insistirem em empacotar cabelos, pele ou outros produtos que você considere desnecessários para acampar. Deixe-os dormir, divagar por conta própria (estabeleça diretrizes) ou leve um amigo. Muitos adolescentes também são colados a seus smartphones ou outros dispositivos eletrônicos; Embora você não consiga fazer com que eles fiquem frios, considere definir alguns limites ou expectativas razoáveis.

Seja flexível

Não importa o quão preparado você esteja, as coisas podem não acontecer da maneira que você planejou. Lembre-se de que tudo o que você pode fazer é criar uma boa estrutura para seus filhos acamparem. A melhor parte de sair é criar experiências à medida que avança. Seja flexível e paciente. Desacelere. Deixe de lado horários rígidos e aproveite o momento. Não force seus filhos a caminharem um dia se isso significa que todos na família ficarão chateados.

Crie um ambiente acolhedor para dormir

As crianças mais jovens podem querer seu travesseiro, cobertor favorito ou um bicho de pelúcia. Não economize nas coisas mais importantes para você. Se você tiver problemas para adormecer, opte por um tapete de acampamento mais espesso e luxuoso. Traga travesseiros de casa ou seu cobertor favorito. Para bebês, use um pátio de recreio ou berço portátil se você tiver uma barraca grande o suficiente para isso. Quanto mais você acampar, mais aprenderá o que precisa e o que pode viver sem.

 

Atenha-se a uma rotina familiar de dormir

Se você ler alguns livros com seu filho antes de dormir todas as noites, não o pule apenas porque está acampando. As crianças adoram a rotina. Coloque-os de pijama, escove os dentes e leia alguns livros. Para os bebês, mantenha seus hábitos de sono o mais próximo possível da rotina.

Permitir espaço para crescer

Você não criará a experiência perfeita na primeira ou na segunda vez. Faça anotações no final de cada viagem para lembrar o que deve trazer da próxima vez, o que você pode deixar para trás ou como poderá fazer as coisas de maneira diferente.

 

Artigo criado por Jean Lim Flores profissinal em trilhas coordenador da Rei Outdoor no sudeste da California.

 

 

Deixe uma resposta