You are currently viewing ESCALAMOS A PEDRA DE CAMPESTRE

ESCALAMOS A PEDRA DE CAMPESTRE

Esse fim de semana, fomos na centenária FAZENDA DA PEDRA e escalamos a pedra de campestre.

Por quase 35 anos passo pela estrada da imponente pedra, e ja escutei muitas historias…. Nunca havia escalado …

Nos anos de 1927 e1928 o Engenheiro Jose Luiz de Araujo Dias construiu uma estrada para automóveis de Poços a Machado, passando por Campestre, financiado por seu pai, o Coronel Zeca da Pedra, proprietário da Fazenda da Pedra. E foi exatamente nessa fazenda o nosso ponto de partida para escalada.

Paramos o carro dentro da Fazenda, bem no inicio, próximo a sede, e logo abaixo tem uma arraial com varias casas de colonos.

A euforia e a sensação de aventura começa ali mesmo, nessa simples caminhada, pela vila dos colonos, pois la na rodovia tem uma placa enorme avisando que o acesso a escalada da pedra por aquele caminho e proibido.

 

ESCALADA

A escalada começa por um caminho no cafezal, onde voce vai subindo aos poucos sem perceber a elevação do trajeto.

Logo a frente inicia uma subida forte pelo cafezal ate ao inicio da mata.

Neste ponto existe uma pequena trilha que corta a mata.

Uma trilha apertada com várias pedras e troncos de arvores cheia de zig e zag, que de certa forma ajudam na escalada, servindo como pontos de apoios.

Algumas partes tem pequenos paredões de pedra que sobem pela encosta da montanha, e nesses pontos voce procura por frestas para escalar morro acima.

Sempre e bom destacar que numa escalada, voce deve testar os pontos de apoios, pois eles podem estar soltos. Entao atencao ao segurar e apoiar neles.

O único desconforto ao subir a trilha pela mata, foi pensar em encontrar alguma cobra entre as pedras.

Ao passar por esses pequenos paredões de pedras o caminho se tonar mas facil novamente mas agora mata fechada. Se nao tiver atenção e facil errar na trilha.

O final da mata esta bem ao inicio de um paredão da parte final da escalada para chegar ao topo. Uma rocha enorme sem pontos de apoios, porem porosa o que permite escalar utilizando a força do seu corpo contra a pedra.

Após esse ponto ela fica menos imigre, e a escalada se torna suave. E a euforia de ver o topo se completa com a visão que se ganha ao conquista-lo.

 

NO TOPO DA PEDRA

Uma vista incrível, misturada com uma sensação de conquista. Enfim depois de anos imaginando em escalar a pedra de campestre, topo conquistado.

Na face que subimos o caminho não apresenta grandes dificuldades.

Porem na outra face, o lado exposto da pedra, deve ser feito por alpinistas experientes, com utilização de equipamentos adequados. Afinal de contas são 261m de paredão a ser vencido numa escalada vertical.

Apesar do intenso vento, eu e minha noiva Lilian Ramos ficamos contemplando a paisagem juntamente com os gaviões que planavam próximo de nos.

 

Depois e algumas fotos e videos iniciamos nossa descida.

 

Descer foi mais “tenso”  do que para subir, pois agora olhavamos o tempo todo para baixo e víamos o quanto estávamos acima na montanha.

Utilizamos o mesmo caminho que fizemos na subida. Porem os pontos de apoios estavam invertidos o que dificultou um pouco devido a terra e pedras estarem molhadas.

Mas sem grandes dificuldades, chegamos novamente ao cafezal.

Um otimo passeio para se fazer, e sem duvida para quem nunca escalou sera uma grande aventura.

Esse foi o caminho que usamos

 

 

 

 

 

Deixe um comentário