ROUPA PARA USAR NO CAIAQUE

ROUPA PARA USAR NO CAIAQUE

Já tentou trocar de roupa enquanto flutuava em um caiaque? Depois de virar? É o que você coloca antes de entrar no caiaque que conta. E a estratégia é a mesma, seja sua primeira vez ou sua milionésima viagem: Vista-se para a submersão, não para o sucesso. Ao decidir o que usar no caiaque, comece com estas dicas:

  • Vista para a temperatura da água, não a temperatura do ar.
  • Vista-se em camadas, especialmente no topo. Roupas para proteção solar.
  • Evite o algodão (retém a água); procure tecidos de secagem rápida.
  • Use roupas que sejam confortáveis ​​por longos períodos de tempo sentado.
  • Use roupas que permitem que você se mova confortavelmente

 

Prepare-se para a temperatura da água

Prepare-se para virar-se em água fria, mesmo quando os temps do ar forem suaves. Os riscos variam desde choques pulmonares e cardíacos imediatos até afogamento, bem como hipotermia eventual. E não planeje colocar uma roupa de mergulho depois que você virar, porque é tarde demais e praticamente impossível de fazer.

Uma roupa de mergulho ou roupa seca é essencial para todos, exceto para as condições mais amenas.  Use uma quando a temperatura da água for de 15 graus celsius ou mais fria. Se a temperatura da água estiver acima de 15 graus, você também precisará considerar a temperatura do ar. Você ainda deve usar sua roupa de mergulho ou roupa seca se a temperatura combinada do ar e da água for inferior a  48 graus Celsius.

  • Um fato é a proteção mínima necessária para essas condições. Normalmente feito de um neoprene espesso, ele isola segurando uma fina camada de água (aquecida pelo seu corpo) ao lado de sua pele.
  • Uma roupa seca é para água mais fria (e ar). Feita de um material à prova d’água, também tem juntas estanques nas aberturas para mantê-lo completamente seco. Você ajusta o calor usando roupas íntimas compridas ou outra camada isolante sob ele.
  • Para o ar quente, mas água fria, considere uma roupa de mergulho sem mangas   ou você pode olhar para roupas de mergulho com shorts e tops de manga curta.

 

Estratégias de Vestuário

Roupas para caiaque têm requisitos semelhantes a outras atividades ao ar livre como caminhadas: você procura versatilidade, durabilidade, conforto enquanto se movimenta e proteção para condições de frio e umidade (condições realmente úmidas).

  • Tecidos de secagem rápida: Para qualquer camada de roupa que toque a sua pele, vá com, nylon de secagem rápida ou poliéster (ou outro tecido sintético). Lã seca menos rapidamente, mas isola quando molhado, por isso também é uma boa escolha. Evite o algodão em todas as camadas, porque absorve a água e fica molhado.
  • Tecidos resistentes à abrasão: você desejará tecidos mais resistentes que resistam ao desgaste de seu mundo arenoso e aguado.
  • Proteção solar: Independentemente da cobertura de nuvens, um dia na água é um dia de exposição ao sol. Portanto, usar roupas com tecidos com classificação UPF é uma escolha sábia (além de protetor solar para radiação UV refletida).

 

Camadas com uma roupa de mergulho ou roupa seco

 

A  estratégia ao ar livre de camadas também faz sentido para remar. Vestir-se em camadas permite que você adicione ou remova itens de vestuário à medida que as temperaturas mudam. Fator no calor do seu traje de mergulho ou na roupa seca, bem como no seu colete salva vidas, conforme você escolhe suas camadas.
Observe que o conselho abaixo é para o seu uso no caiaque. Se você também está acampando, adicione um conjunto seco de camadas de base e camadas intermediárias para o acampamento, além de roupas de chuva e coisas como tênis de acampamento.

 

Camadas com roupa de mergulho

  • Camada de base: A água no interior nega a necessidade de uma camada de base de absorção. Ter roupa de banho por baixo, no entanto, é bom para que você possa remover seu traje de mergulho mais tarde, sem precisar encontrar uma área de troca privada.
  • Camada intermediária: a água morna dentro e a espessura do traje isolam você. Para condições mais frias, você pode olhar para roupas de mergulho mais grossas.
  • Camada exterior: a sua roupa de mergulho é ao mesmo tempo impermeável e resistente ao vento, pelo que não é normalmente necessária qualquer camada exterior se voce estiver usando uma roupa de mergulho de mangas compridas.

 

Camadas com roupa de mergulho sem mangas ou de manga curta / calções

  • Considere um top de secagem rápida debaixo de sua roupa para cobrir as áreas expostas de seus braços. Uma camada de base de manga comprida ou top de rashguard funciona para proteção de calor e sol. Vá com algo mais pesado se o ar estiver frio.
  • Leve consigo uma jaqueta de lã leve e uma jaqueta de chuva ou um paletó para cobrir seus braços se as condições se tornarem mais frias e úmidas.

 

Camadas com roupa seca

  • Camada de base: uma roupa seca é essencialmente uma roupa de chuva com selos à prova d’água, então você definitivamente precisará de uma roupa de baixo comprida. Você também pode comprar forros de roupa seca, e alguma roupas secos vêm com forro de lã.
  • Camada intermediária: para condições mais frias, você pode adicionar uma camada mais grossa.
  • Camada exterior: A sua roupa seco será à prova de vento e impermeável / respirável, pelo que não é necessária qualquer camada exterior

 

Camadas sem roupa de mergulho ou seca

Se as condições não exigirem uma roupa de mergulho ou roupa seca, trazer um casaco de lã e roupa de chuva faz sentido. Você também pode usar o que for confortável e rápido para secar na sua metade inferior. Evite coisas que se ligam ou se irritam. Tecidos super-finos, como em calças de yoga, também não são uma ótima ideia, porque eles não são obrigados a ficar de pé para mudar constantemente de lugar enquanto remam.

 

 

Roupas e acessórios

  • Calçado: Botas de remo de neoprene são ideais porque são leves, estão prontas para a água e protegem os dedos dos pés e as solas dos pés. Qualquer calçado que faça o mesmo funcionará bem. As sandálias de água, no entanto, serão menos protetoras do que as botas e podem coletar cascalho, areia e sujeira durante as operações de entrada e saída. Evite qualquer coisa sem uma alça de costas, como chinelos, porque eles saem dos seus pés com muita facilidade.
    Para condições mais frias e onde a chuva ou respingo da onda são prováveis, você também pode obter meias à prova d’água ou botas de remo impermeável. Outra opção é usar meia-calça grossa dentro de suas botas para aumentar o calor.
  • Chapéus: Procure chapéus com abas largas ou capas. Considere também uma coleira de boné, se você não tiver uma alça de queixo ou outra forma confiável de proteger seu chapéu. Em condições frias, você também precisa de um gorro para se aquecer – ele deve se encaixar confortavelmente sob o seu outro gorro.
  • Luvas: As luvas de remo são agradáveis ​​porque protegem contra as bolhas e os dias tempestuosos. “Pogies” é outra opção de dia frio: eles se prendem ao remo e você desliza suas mãos dentro deles para segurar o eixo. Algumas pessoas preferem-nos porque os pogies deixam suas mãos agarrarem diretamente o remo enquanto também estão protegidos dos elementos.
  • Bolsa estanque : Bolsa de telefone ou case de grande formato estanque (resistência IPX7) protege o telefone da água durante as práticas esportivas  aquáticas. Possui cordão para que você possa prende-lo ao pescoço pra que não afunde na água , caso você o  derrube .

 

Dicas adicionais de roupas

  • Nunca tire seu colete enquanto estiver na água, confira nosso artigo sobe coletes. Se você precisar ajustar suas camadas superiores, encontre um lugar para tirar. Uma alternativa muito menos desejável é “fazer rafting” com um amigo de caiaque segurando seu barco com firmeza enquanto você muda.
  • Evite elementos de fixação e ferragens “enferrujados”: a água, particularmente a água salgada, corrói muitos metais; portanto, os plásticos resistentes são uma boa alternativa. Mas as regras rígidas e rápidas para a corrosão de metais são super simplificadas: você provavelmente pode confiar que os componentes de metal em equipamentos específicos são resistentes à corrosão.
  • Não esqueça os retentores de óculos. Poucos pontos turísticos são mais tristes do que um par de óculos caros afundando no fundo do mar. O seu retentor precisa flutuar (verifique em casa) e estar sempre conectado (e sempre acompanhado de um retentor sobressalente).

 

 

Deixe uma resposta